Tempestades Necessárias






Tempestades Necessárias Pr. João Passarinho

INTRODUÇÃO: A palavra tempestade aparece pelo menos 27 vezes na bíblia e é a tradução de duas palavras hebraicas no antigo testamento e significam furacão, destruição, temor, horror e 3 palavras gregas no novo testamento que significam agitar, sacudir, balançar com violência, vibrar, tremer, lançar de um lado para o outro, estremecer, forte vento, redemoinho, sopro muito forte. Segundo os melhores dicionários da língua portuguesa tempestade significa perturbação atmosférica violenta, geralmente associada à chuva forte, ao granizo, ao vento, aos trovões, raios ou nevascas, que podem causar grandes destruições. Com todos estes significados tanto nas línguas originais com na língua portuguesa, nos apavoram, pois não parece coisa boa. Porém, os textos que lemos nos diz claramente sobre a soberania de Deus e o seu domínio sobre todas as coisas, Inclusive situações difíceis e devastadores estão no controle de Deus e cumprem um propósito Dele. Hoje vamos ver esta verdade bíblica sendo colocada em prática na vida de vários homens de Deus e qual o propósito de cada tempestade. Isso pode nos ensinar, como nos alertar que nem sempre o que parece ruim veio para nos destruir, mas sim para nos edificar e glorificar o nome de Deus.

1ª TEMPESTADE DA ALIANÇA (Mostrar que ELE cumpre o que promete) (Gn 6:17-18;7:11-12,17-19) Deus puniu o pecado, de todo o mundo. Porém Noé achou graça aosseus olhos e recebeu como recompensa a aliança do SENHOR que salvaria ele e sua família. Noé passou 120 anos construindo uma arca em obediência total a Deus, e certamente debaixo de zombaria e incredulidade daquela geração. Porém chegou o dia do cumprimento da palavra, de Deus honrar a fidelidade de Noé. Mas para isso acontecer, para a arca flutuar, era necessário uma tempestade. Às vezes pregamos, somos obedientes, fazemos tudo o que Deus manda, porém chega o dia em que para o cumprimento da promessa, é necessário abalar as estruturas e para isso pode necessário uma tempestade.

2ª TEMPESTADE DA PROVAÇÃO (Para mostrar para satanás quem nós somos, nosso caráter (Jó 1:18-19) Jó tinha o testemunho do próprio Deus que era justo, reto, integro, temente a Deus e ainda desviava do mal. Porém seu caráter santo foi questionado pelo diabo, que recebeu uma permissão para tocar no que Jó possuía, e a forma mais rápida de atacar o que Jó mais amava, foi uma violenta tempestade que de uma só vez matou todos os filhos de Jó. Quantas vezes estamos sendo fiéis, adamos em integridade e de repente começa uma grande tempestade que não só vem, mas nos causa danos terríveis. Pode ser que Deus está mostrando para o diabo quem de fato nós somos por dentro, nosso caráter.

3ª  TEMPESTADE DA CORREÇÃO DE CURSO (Mostrar que não tem como fugir da vocação) (Jn 1:1-13) Jonas recebeu uma missão, uma ordem de Deus para pregar para os seu piores inimigos, ele por egoísmo, achou a ordem de Deus absurda e decidiu fugir, e ainda escondeu no porão do navio. Deus simplesmente mandou uma tempestade para chacoalhar aquela embarcação e Jonas ser descoberto. Quantas vezes, pensamos que podemos simplesmente desobedecer a Deus e seguir nosso próprio curso da vida. Mas de repente percebemos que tudo a nossa volta está balançando e pessoas correm o risco até de morrer. É a tempestade de Deus corrigindo nossa direção ao propósito.

4ªTEMPESTADE DO FORTALECIMENTO (Mostrar que ELE não nos abandona quando estamos fracos) (1 Rs 19:11) Elias sempre foi um profeta fiel a Deus e suas ordens, porém um dia devido a ameaça de Jesabel, ele não suporta a pressão fica depressivo, foge para o deserto, quer morrer. Porém Deus o alimenta no deserto, o conduz até o monte Horebe, que é o mesmo Sinai, o monte da revelação. Porém ele não tinha forças para subir e entrou em uma caverna. Então O próprio Deus faz vir uma forte tempestade para mostrar que o Deus todo poderoso estava com ele. Quantas vezes nos momentos de fraqueza, de frustração onde pensamos que estamos só, Deus manda uma tempestade para mostrar o seu poder e que ELE está conosco, ELE não nos abandona.

5ª  TEMPESTADE DA OPOSIÇÃO MALÍGNA (Mostrar que ELE tem poder sobre todo poder das trevas) (Mt 8:23-27) Os discípulos estavam obedientes, fazendo a obra e ainda com Jesus no barco, porém eles ainda não tinha a dimensão da batalha espiritual que acontece quando a obra de Deus é feita. Eles não estavam a passeio turístico, eles iam libertar um homem gadareno possesso de uma legião de demônios. Quando nos levantamos para fazer a obra de Deus com fidelidade sempre haverá levantes do inimigo, mas não importa as tempestade, Jesus tem poder sobre todas elas.

6ª TEMPESTADE DA PROMOÇÃO, DA MUDANÇA DE NÍVEL (Mostar que ELE quer que cresçamos em fé) (Mt 14:22-33) Novamente em obediência e fazendo a obra, cumprindo uma ordem de Jesus. Aqueles discípulos já tinham visto milagres, já estavam talvez até acomodados com o que já tinham recebido. Mas Jesus queria despertar neles que há níveis maiores. Assim também é conosco, quando já pensamos que vimos de tudo, Deus prepara uma tempestade para nos desafiar a andar sobre as águas.

7ª TEMPESTADE MISSIONÁRIA (Mostrar que ELE sabe onde os necessitados estão) (At 27:14-27 ) O Apóstolo Paulo ia para Roma para se apresentar perante César, ele tinha uma convicção que este era o seu chamado e desde a conversão sempre foi obediente a voz de Deus. Porém o SENHOR tinha um outro plano, A ilha de Malta (At 28:1-6). As vezes fazemos planos sobre o que devemos fazer para cumprir o propósito de Deus mas ele pode mudar a direção.

CONCLUSÃO: Como Vimos, todas as tempestade cumprem um propósito de Deus e todas elas passaram. Noé saiu da arca e com sua família repovoou a terra, Jó foi restituído e teve outros filhos mais lindos, Jonas voltou a Nínive e toda a cidade se converteu, Elias saiu da caverna, ungiu Eliseu em seu lugar e foi morar com Deus sem passar pela morte, os discípulos atravessaram para Gadara, libertaram um endemoninhado, Pedro andou sobre a águas. Será que será diferente conosco hoje, seja qual for o tipo de tempestade ela sempre cumpre um propósito. agora lembre-se, tempestade, balança, agita, tira do lugar, dá medo, movimenta as coisas, desorganiza etc. Porém são extremamente necessárias.

+ DEVOCIONAIS

Siga-nos


Facebook


Instagram


Whatsapp

Endereço:

Deixe uma resposta